Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese


DEZEMBRO VERDE 2021

DEZEMBRO VERDE 2021

 


SEJA EM DEZEMBRO OU DURANTE O ANO TODO, QUEM AMA NÃO ABANDONA!

SITE: DEZEMBROVERDE.COM.BR | INSTAGRAM: @dezembroVERDE


 

 

http://www.instagram.com/dezembroverde 

 

 

 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e atualizados pelo Instituto Pet Brasil, em mais de 60% dos lares do Brasil têm um animal de estimação. Os dados atuais mostram que há 54,2 milhões de cachorros e 29,3 milhões de gatos.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que do montante, 30 milhões de animais vivem em situação de risco e vivem nas ruas no Brasil, sendo a maioria deles, 20 milhões, cães e 10 milhões são gatos, não sendo ainda catalogados mini coelhos, por exemplo.

O Ibope revela que 92% dos entrevistados presenciaram maus-tratos a animais e que somente 17% disseram ter realizado denúncia. O estudo também mostra que 67% dos pesquisados pela internet viram animais abandonados em suas cidades; 32% dos internaltas fizeram algum tipo de resgate de algum animal e 30% adquiriram seus animais de estimação em feiras de adoção.

Políticas públicas tornam-se fundamentais para se contrapor aos maus-tratos.

E punir quem abandona também é fundamental, além de Ações de educação e de saúde precisam chegar a todos.

Os pets abandonados tornam-se problema de saúde pública e pode ocorrer aumento nos casos de zoonoses, como a raiva, a leishmaniose, a micose subcutânea (esporotricose) e verminoses.

A Organização Mundial de Saúde Animal estima que 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais, animais domésticos de estimação ou animais selvagens. 

Nota:

O segmento pode alcançar finalizar 2021 com crescimento de quase 14% , porém, ainda há muitos problemas no setor.

 

 

 

O MÊS DE DEZEMBRO, POR CAUSA DAS FÉRIAS DE FINAL DE ANO E OUTROS MOTIVOS BANAIS,

É UM DOS PERÍODOS DO ANO EM QUE HÁ MAIS ABANDONOS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS.

 

APOIE E PARTICIPE DA CAMPANHA "DEZEMBRO VERDE"!

 

 


APOIE E PARTICIPE DA CAMPANHA "DEZEMBRO VERDE" DESTE E DE TODOS OS ANOS!


 

 

Dezembro Verde: campanha de conscientização contra o abandono dos animais que ocorre ao longo do mês de dezembro. A campanha Dezembro Verde faz um apelo para o combate ao abandono e aos maus-tratos de animais.

A ideia é estimular a posse e a guarda responsável dos animais de estimação em nosso país.

 


DEZEMBROVERDE.COM.BR | INSTAGRAM: @dezembroVERDE


 

 

 


ABANDONO DE ANIMAIS NO BRASIL É CRIME?


 

Sim, abandonar de animais no Brasil é crime.

 

Segundo estimativas do IBGE, no Brasil, a população de cães é de 55,2 milhões e os felinos são 22 milhões, porém, nem todos têm um lar definitivo, ou seja, são animais em situação de rua.

Boa parte desses animais em situação de rua já nasceram sem um Cuidador Pet, outros foram abandonados por quem o adotou. Mas saiba que abandonar animais em ruas e avenidas, ou seja lá onde for é considerado um crime no Brasil.

O abandono de animais é uma forma de maus-tratos e, sendo assim, é considerado um crime, e está previsto no artigo 32 da lei 9.605/98. A pena para quem é pego abandonando animais é de 3 meses a um 1 ano de detenção e multa. Se houver morte do animal a pena é aumentada em 1/6 (um sexto) a 1/3 (um terço).

 


QUANDO OCORRE O ABANDONO DE ANIMAIS?


 

O que caracteriza abandono de animais? Segundo especialistas, a situação de abandono é quando o animal é deixado à própria sorte, em desamparo total e, consequentemente, em vulnerabilidade social. Em alguns casos, o Cuidador Pet, que deveria protege-lo, deixa os cachorros, gatos e outros pets em veterinários, hotéis para pets, e nunca mais voltam para buscá-lo. 

 


QUAL É A LEI QUE ABORNA A QUESTÃO DO ABANDONO DEANIMAIS?


 

Artigo 32 da lei 9.605/98

 

O abandono de animais é uma forma de maus-tratos e, sendo assim, é considerado um crime, e está previsto no artigo 32 da lei 9.605/98. A pena para quem é pego abandonando animais é de 3 meses a um 1 ano de detenção e multa. Se houver morte do animal a pena é aumentada em 1/6 (um sexto) a 1/3 (um terço).

 

Além da Lei 9.605/98, outras normas protegem os animais. De acordo com Mônica Souza, a própria Constituição Federal e o Decreto 24.645/34 são exemplos disso.

Mas não só o abandono é considerado crime. Na legislação brasileira, outras práticas são consideradas maus tratos e podem ser cabíveis de pena, como praticar abuso ou crueldade em qualquer animal.

Também é considerado crime manter animais em lugares anti-higiênicos ou que lhes impeçam a respiração, o movimento ou o descanso, ou os privem de ar ou luz. Outros exemplos são: deixar o animal sem água ou sem comida; abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado ou deixar de ministrar-lhe tudo o que humanitariamente se lhe possa prover, inclusive assistência veterinária.


Mas isso não envolve apenas cães e gatos. Isso porque a lei também incrimina quem abate para o consumo ou faça trabalhar os animais em período adiantado de gestação, como vacas, porcos e cavalos.

 


QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DO ABANDONO DE ANIMAIS?


 

As principais causas de abandono de animais estão relacionadas à saída de férias, mudanças de endereço, ninhadas inesperadas, fatores econômicos, perda de interesse pelo animal, comportamento problemático do animal, alergia de algum membro da família, nascimento de um filho, internação ou morte do Cuidador Pet, entre outros fatores, porém, nenhuma das justificativas são levadas em consideração a ponto do tutor não ser responsabilizado pelo abandono e cabe a nós denunciar os maus tratos.

 


COMO POSSO DENUNCIAR O ABANDONO DE ANIMAIS?


 

Denúncias sobre abandono e maus-tratos devem ser feitas à polícia militar ou à Promotoria de Justiça (Ministério Público), de preferência acompanhadas de provas, que podem ser fotos, áudios, filmagens ou de testemunhas.

É importante destacar que, além de denunciar os maus tratos, quem souber de algum caso de abandono ou maus-tratos, deve, se possível, ajudar o animal em situação de abandonado e de risco, ou seja, resgatá-lo, tratá-lo e dar um lar temporário ao animal até que ele encontre um novo lar, uma outra família ou, caso tenha condições, adotá-lo.

Caso os animais estiverem dentro de uma residência vazia ou abandonada, o ideal é denunciar e procurar cuidar da melhor forma possível e, em dentro do possível - havendo meios e segurança, tirar o animal abandonado de dentro do local.

No caso de alguém presenciar o abandono de um animal por alguém em um carro, é preciso anotar a placa para facilitar a identificação de quem abandonou e, consequentemente, responsabilizar quem praticou o crime de abandono.

Um animal em situação de rua pode correr alguns riscos, uma vez que não são vacinados, nem alimentados de maneira adequada e, devido a falta de cuidados básicos, terminar por ficar com a imunidade baixa e vulneráveis ao contágio de doenças e, consequentemente, desenvolver hemoparasitoses, parasitoses externas, dermatites, micoses e sarnas, ou mesmo doenças mais graves como leishmaniose, raiva, cinomose, parvovirose, entre outras doenças pet.

Outro problema que os animais em situação de abandono enfrentam é o fato de poderem ser envenenados - e isso sempre ocorre, ou a ingestão de plantas e substâncias tóxicas, ou mesmo vítimas de atropelamento - e esse risco se agrava devido o fato do animal estar assustado devido o abandono.

O abandono também costuma interferir na saúde mental do animal domésticos e eles podem ter depressão ou tristeza profunda, ocasionados pelo fato do pet não ter mais um lar.

Diante de problemas problemas como esses, precisamos falar sempre desse problema.

 

LINK RELACIONADO: https://classificadopet.comunidades.net/nao-abandone-dezembroverdecombr

 

 

 


DEZEMBRO VERDE


 

 

 

SIGA NO INSTAGRAM: http://www.instagram.com/dezembroverde 

 

SITE: http://www.dezembroverde.com.br